A huge collection of 3400+ free website templates www.JARtheme.COM WP themes and more at the biggest community-driven free web design site

Projeto Pontes do Alva

(Projeto terminado)

O Projecto insere-se no Programa Operacional de Respostas Integradas (PORI), financiado pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) para o Território de Seia/Gouveia. 
Trata-se de um Projecto de Redução de Riscos e Minimização de Danos do Consumo de Substâncias Psico-activas, que pretende garantir uma maior proximidade às populações, numa óptica de não julgamento, promovendo o acesso efectivo aos serviços existentes.
Consubstancia-se na criação de um Ponto de Contacto Móvel, cuja intervenção decorrerá nas proximidades dos  espaços recreativos e de lazer, nomeadamente estabelecimentos nocturnos, bem como noutros locais estratégicos, consoante a localização de determinadas festividades e outras iniciativas. Esta intervenção contará com a colaboração de um grupo de Jovens Mediadores, previamente formados e recrutados, que actuarão estrategicamente nas várias áreas de intervenção do projecto, juntamente com a equipa técnica, numa perspectiva de proximidade com a comunidade.
Simultaneamente, estará disponível um Ponto de Contacto e Informação Fixo, sito nas instalações do projecto, com o intuito de prestar informação e esclarecimento e de garantir a recepção e encaminhamento de situações para os serviços competentes, consoante as necessidades identificadas.
A execução do Projecto “Pontes do Alva” é garantida por uma equipa de 2 técnicas da área social (uma das quais acumula as funções de coordenação), 1 técnico de educação e 1 técnica da área da saúde. 

Tem como objetivos:
- Minimizar os riscos e danos associados ao consumo de drogas;
- Aumentar o conhecimento sobre os riscos/consequências do uso de Substâncias Psico-Activas (SPA’s);
- Consciencializar para repercussões de conduzir sobre o efeito de substâncias psico-activas;
- Promover a tomada de consciência para a adopção de práticas sexuais seguras;
- Promover a auto-consciência da situação de dependência e da necessidade de tratamento;
- Promover a articulação com outros serviços e recursos institucionais existentes, vocacionados para a área da toxicodependência.

Voltar à página "Projetos Sociais"

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn