A huge collection of 3400+ free website templates www.JARtheme.COM WP themes and more at the biggest community-driven free web design site

Projeto Alavanca

O Projeto “Alavanca” teve o início da sua intervenção em março de 2009, resultado da aprovação de uma candidatura ao Plano Operacional de Respostas Integradas (PORI) do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT). Tendo o financiamento público cessado em março de 2011, e face ao elevado número de utentes em acompanhamento, o Município de Seia e a Associação de Beneficência do Sabugueiro possibilitaram a continuidade da intervenção efetuada durante cerca de dois anos. Entretanto, foi realizada uma nova candidatura ao Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), a qual foi aprovada, tendo iniciado em maio de 2014 e renovado em maio de 2016.
O Projeto “Alavanca” destina-se ao acompanhamento de indivíduos com problemas de alcoolismo e toxicodependência e respetivas famílias assumindo um papel dinamizador e de proximidade objetivando a alteração de comportamentos destrutivos que afetam os sujeitos dependentes e respetivas famílias, levando-os, consequentemente, a processos de exclusão social.
A principal intervenção realizada pela Equipa Técnica composta por duas técnicas de serviço social e uma técnica de psicologia que assume simultaneamente a coordenação do projeto, pauta-se pelo acompanhamento próximo e regular da população alcoólica e toxicodependente, que se encontra ou já se encontrou em processo de tratamento, para posterior reinserção laboral.

São objetivos da intervenção do Projeto Alavanca:
- Sensibilização, motivação e encaminhamento para tratamento da dependência;
- Apoio psicossocial e acompanhamento próximo dos Utentes através de visitas domiciliárias para verificar a situação atual dos mesmos e proceder aos vários encaminhamentos necessários.
- Construir um projeto de vida compatível com o perfil, preferências, motivações e potencialidades do indivíduo;
- Promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais;
- Proporcionar apoio psicossocial em todas as fases do processo de reinserção social; - Promover formação profissional de modo a maximizar as possibilidades de empregabilidade;
- Facilitar a integração do consumidor em recuperação no mercado de trabalho;
- Efetuar a intervenção na família do consumidor de modo a envolvê-la no seu processo de recuperação;
- Dinamizar grupos de interajuda para alcoólicos, toxicodependentes e suas famílias.

Morada: Av. Afonso Costa, Edifício Ventura 86, 1 centro direito, 6270-481 Seia
Contactos: 238 086 604 / 964 137 764
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Voltar à página "Projetos Sociais"

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Ações realizadas no âmbito do Projeto Alavanca